sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ponto de Cultura


Paulo Rubem defende mais políticas públicas para a Cultura


Por trás das alfaias, peças teatrais, esculturas, dança, cinema ou poesia da nossa cena cultural, há a atuação do deputado Paulo Rubem Santiago. Consumidor cultural atento, ele faz da sua prática parlamentar um instrumento de defesa da cultura com mais políticas públicas. Ele tem uma longa trajetória política ligada à área cultural.
Paulo Rubem trabalha de forma efetiva na Câmara Federal. Atualmente, acaba de finalizar a relatoria do Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio da PEC 416/05. O SNC visa desenvolver uma estrutura que sustente ações convergentes entre a União, os Estados e Municípios na aplicação de verbas públicas e na construção de mecanismos democráticos de gestão.
Paulo Rubem é o autor do Plano Nacional de Cultura. Foi relator do Vale-Cultura, aprovado na Câmara e que será implantado pelo governo federal. Antes disso, lutou pela criação da Lei de Incentivo à Cultura do Recife e pelo Funcultura. O parlamentar também é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Popular Brasileira e da Frente Parlamentar em Defesa do Circo Brasileiro.
No estado, ele trouxe investimentos para área por meio de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010. Trata-se de uma emenda importante que trará o apoio e a modernização de espaços culturais, com a ampliação de mais 2.600 Pontos de Cultura para todo o País. No projeto enviado pelo Ministério da Cultura estavam estimados 2 mil pontos, e agora, o Brasil terá 4,6 mil pontos.

Um dos pontos de cultura será para a Escola de Samba Deixa Falar, afirma o Deputado Paulo Rubem Santiago junto com o Presidente da Escola Felipe Moraes.