sexta-feira, 18 de março de 2011

Deixa Falar no Bloco da Paz

Bloco da Paz arrasta mais de 3.500 foliões pelas ruas do Recife

Assessoria de Comunicação
Na sua décima edição, o maior bloco de Pernambuco composto por alunos do ensino público, o Bloco da Paz, arrastou pelas ruas do Recife, nesta quarta-feira (02), mais de 3.500 pessoas. A iniciativa faz parte do Programa Escola Aberta e, inspirada na música “A paz pela paz” de Nando Cordel e no próprio artista, criou o tema da festa para este ano: “A paz do mundo começa em nós”.

A idéia da agremiação nasceu em 2000 e foi executada em 2001, com o intuito de protagonizar os jovens de escolas públicas por meio de um evento festivo, mas também transdisciplinar e educacional. “Estamos vendo uma boa mistura de educação, cultura e paz. É trazer a meninada do interior, que vive uma realidade diferente, para sentir a cultura do Carnaval. E perceber que através da Educação podemos trabalhar todos os aspectos de uma sociedade pacífica”, pontuou o secretário de Educação, Anderson Gomes.

A festa neste ano procurou fazer uma junção da filosofia de paz com a grande brincadeira que é o Carnaval. Dessa forma, promoveu nos participantes (alunos, gestores, professores, coordenadores, oficineiros e voluntários) a reflexão, o entendimento e a socialização de que esse sentimento começa em cada um. “O tema deste ano foi muito bom, porque envolveu o jovem na busca pela união, quando juntou todas as escolas”, declarou o aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Dom Bosco Bruno Ferreira, 15 anos.

Para o desfile, foram 11 escolas do interior e mais 59 da Região Metropolitana do Recife (RMR), dançando ao som de Ed Carlos, do grupo de percussão Conxitas, do Maracatu Nação Pernambuco e da Escola de Samba Deixa Falar. Um dos homenageados, o cantor Nando Cordel, acompanhou o bloco durante todo o percurso. “O Carnaval do Brasil muitas vezes é sinônimo de violência. Essa iniciativa marca como um grito de alerta, um trabalho marcado pela realização de focos de paz. Me sinto muito honrado em ser homenageado”, contou.

A agremiação encerrou o percurso em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde foi recebido pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário Anderson Gomes. “Temos visto o crescimento em Pernambuco em todas as áreas. Esse programa é um dos fatores que tem mudado a vida dos jovens, ao abrir as portas das escolas nos finais de semana e trabalhar oficinas que geram renda e investem na cultura, no esporte e no lazer”, pontuo o governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário